Extraclasse

Seja para praticar ou apenas para admirar, o esporte é um fator importante na educação, seja no desenvolvimento da psicomotricidade ou na formação de valores que serão levados para a vida, como a disciplina e a perseverança, além de despertar o espírito de liderança e ensinar a pensar em equipe.
No Belém, o esporte faz parte da nossa história e é incluído na grade curricular desde a Educação infantil até o Ensino Médio, contando com uma extensa lista de vitórias em campeonatos estudantis.

Confira as opções de aulas extracurriculares de esportes;

Além do aprimoramento físico, a prática do futsal auxilia o desenvolvimento cognitivo e intelectual. Inclusive, um dos seus grandes benefícios é o aumento da concentração: o aluno aprende a prestar atenção a diversos detalhes ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de foco.

O handebol contribui de forma efetiva nas capacidades coordenativas dos seus praticantes, a percepção e conhecimento do seu próprio corpo, a percepção e estruturação espacial.

O basquete é um campo rico em experiências corporais, pois envolve movimentos variados, como quicar a bola, lançar à cesta, fazer o passe e se esquivar da marcação.

O voleibol tem inúmeros benefícios e características, contribui no desenvolvimento físico, afetivo, social e cognitivo, na aquisição de habilidades motoras, estimula satisfação, alegria e motivação. E, se trabalhado corretamente na escola, os benefícios serão vistos também em outras disciplinas, pois a interação principalmente na concentração.

A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.

O tênis de mesa ou pingue-pongue é um esporte fácil de jogar e de baixo impacto, que traz múltiplos benefícios para seus participantes. Dentre esses benefícios se destaca a melhoria da coordenação motora, no fortalecimento dos ossos e no desenvolvimento muscular; os movimentos repetitivos e multidirecionais promovem a agilidade e flexibilidade. Também trabalha partes do cérebro responsáveis pelo movimento, habilidades motoras e estratégias.

O caçador, por ser um jogo de equipe, promove a cooperação entre os participantes. A participação em jogos contribui para a formação de atitudes sociais: respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, sendo de responsabilidade e de justiça, além de desenvolver a agilidade corporal e a iniciativa pessoal e grupal.

O esporte foi criado no Japão em 1882, pelo professor de educação física Jigoro Kano. A proposta inicial da atividade era desenvolver uma técnica de defesa pessoal, mas que também trouxesse benefícios para o físico, espírito e mente do praticante.

Conheça as oficinas
do Colégio Belém