Objetivo
A proposta scalabriniana de pastoral escolar fundamenta-se no serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão. Visa promover uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentada nos valores cristãos. Ademais, busca propiciar o exercício e a prática das virtudes humanas e teologais; promover os valores scalabrinianos nos adolescentes e jovens integrantes da pastoral e alunos da Rede Esi, empregando as linguagens e símbolos próprios de seu meio social e cultural, ao passo que sejam desenvolvam reflexões acerca da sociedade; promover atitudes concretas de caridade e de comunhão na diversidade.
*CRIANÇA SCALABRINIANA
O projeto intitulado Criança Scalabriniana visa transpor os valores do Evangelho para crianças, por meio do carisma Scalabriniano. É voltado para crianças de 1 a 10 anos de idade, e tendo em vista tal faixa etária, nele empregam-se atividades lúdicas cujo intento é a adaptação da linguagem bíblica ao público infantil. Assim, por meio de teatros, dinâmicas e outras atividades, são trabalhados os valores cristãos.
*ADOCAR (Adolescentes Carlistas)
ADOCAR é uma atividade da Pastoral Escolar da Rede ESI, destinado à Evangelização de crianças e pré-adolescentes que procuram seu crescimento na Fé em Jesus Cristo Peregrino, nos valores cristãos, na inserção social e no mundo migratório, discutindo e colocando em prática valores morais, cristãos e civis. Ela é destinada aos alunos pré-adolescentes e adolescentes dos sextos aos oitavos anos.
*JUVENCAR (Juventude Carlista)
A Juventude Carlista tem missão específica na Igreja: caminhar com o peregrino na ESPERANÇA, seguindo fielmente as pegadas do Mestre. Sensível aos problemas do irmão Migrante, responde ao apelo e coloca-se a serviço deles, especialmente, dos mais pobres e necessitados. Jovens alunos do nono ao terceiro ano do ensino médio são convidados a participar.
A Pastoral Escolar conta com as seguintes atividades:
*Encontros da Adocar;
*Encontros da Juvencar;
*Organização de retiros, palestras e seminários de formação;
*Trabalhos caritativos;
*Visitas com os alunos a asilos e outras instituições de solidariedade;
*Oração diária com todos os professores e alunos durante o ano letivo, entre outras atividades.