A partir de 1907, com as irmãs da Congregação Missionárias Servas do Espírito Santo, o Colégio Nossa Senhora de Belém abre suas portas para os trabalhos educacionais e religiosos, na cidade de Guarapuava, PR. Não sendo exceção, no início do empreendimento o trabalho foi árduo, porém, realizado com muito esforço e dedicação. Este processo ocorreu até 1956. Neste ano, a Congregação das Irmãs Servas do Espírito Santo resolveu doar o Colégio a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas.
E, em 03 de janeiro de 1956, buscando soluções de melhoria à sociedade local, as Irmãs com muita organização e seriedade iniciaram um processo de crescimento cultural, moral e espiritual aos alunos e a toda comunidade.
A credibilidade do trabalho desenvolvido tornou o Colégio Nossa Senhora de Belém uma opção certa para os pais que conscientemente buscam muito mais que informação, buscam formação para seus filhos.
Para atender seus clientes de maneira satisfatória, propiciando um ambiente agradável para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, o Colégio Belém conta hoje com salas de aulas amplas e bem equipadas; laboratórios de química, física, biologia e informática; ginásio; quadra de esportes, coberta e iluminada; biblioteca; capela (para uso de pais, alunos, professores e funcionários); áreas livres para recreação; sistema de administração escolar interligado por rede de computadores; sistema de vídeo para todas as salas; e uma sala de recursos audiovisuais para uso de professores e alunos, equipes de professores de alto nível, que desenvolvem um ótimo trabalho extensivo a toda região.
O Colégio Nossa Senhora de Belém tem se destacado, ano após ano pela relevância social da escola, assim, constantemente afirma seu compromisso com a qualidade dos serviços que presta, ou seja, com a eficiência com que ela alcança seu fim específico. A concretização destes noventa e oito anos de trabalho e dedicação encontra-se no mercado de trabalho, na presença de profissionais com formação diferenciada atuando como professores, reitores, médicos, advogados, políticos... Enfim, profissionais das mais diversas áreas que conduzem Guarapuava, o Paraná e o Brasil.
O ESI - Colégio Nossa Senhora de Belém tem como objetivos:
- Proporcionar ao educando situações de vida que levem a vivenciar princípios filosóficos, éticos, sociais e cristãos;
- Criar condições para que crianças, adolescentes e jovens, através de sua participação, contribuam para uma vivência fraterna: exigência do Projeto de Jesus Cristo;
- Estimular e acompanhar um processo educativo que possibilite a formação de uma consciência crítica, em busca de uma sociedade mais justa e fraterna;
- Promover o desenvolvimento de habilidades e condições pessoais que integrem o aluno na comunidade social, como um cidadão consciente e responsável;
- Oferecer ao educando formação integral, de modo que lhe possibilite condições de assumir com responsabilidade sua auto-realização, preparação para o trabalho e preparo consciente para o exercício da cidadania;
- Preparar o educando para o domínio de recursos científicos e tecnológicos adequados ao seu meio;
- Orientar e acompanhar a interdisciplinaridade de nosso carisma no currículo do Colégio.
Para consegui os objetivos a que se propõe, o ESI - Colégio Nossa Senhora de Belém conta com setores de atendimento ao aluno e à família; corpo docente capacitado e eficiente e equipe de funcionários que lhe dão todo o apoio nos serviços gerais do Colégio.
O horizonte da ESI Colégio Nossa Senhora de Belém é:
Ser referência em educação e na acolhida personalizada.
A ESI Colégio Nossa Senhora de Belém tem como missão:
Promover uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentada nos valores cristãos - scalabrinianos.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A ESI - Colégio Nossa Senhora de Belém tem como proposta pedagógica:
- Anunciar Jesus Cristo Peregrino.
- Ajudar o aluno na sua formação integral.
- Oportunizar situações para que o aluno seja agente comprometido e participante no processo de construção e transformação da história.
- Promover uma educação humanizadora, consolidando os valores: da acolhida, do respeito, da justiça, da solidariedade, da ética e da compreensão humana.
- Proporcionar aos alunos, através de conteúdos, atualizados e integrados, a aquisição e o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como a formação de atitudes e o cultivo de valores.
- Proporcionar ao aluno a vivência de uma Práxis Pastoral.